Você é um Empata? Faça o teste de autoavaliação + enquete

Você é um empata?

Já falaram para você que é “sensível demais”, ou que precisa ser mais duro com as coisas?

Costuma se sentir exausto e ansioso depois de ter dividido um espaço com multidões, ou com certas pessoas?

Você tem muita sensibilidade à luz, ao som e ao cheiro?

Ou talvez você demore mais tempo para relaxar após um longo dia de trabalho?

Se você respondeu “sim” a essas perguntas, você pode ser um empata.

Para determinar o quão empata você é, faça o seguinte teste de autoavaliação.

AUTOAVALIAÇÃO + ENQUETE:

VOCÊ É EMPATA?

Anote seus resultados


ENQUETE:


CALCULE SEUS RESULTADOS:

Se você respondeu sim de 1 a 5 perguntas:

  • você é parcialmente empata

Respondeu sim de 6 a 10 perguntas:

  • significa que você tem tendências moderadas de uma pessoa empata

Respondeu sim de 11 a 15 significa que:

  • você tem fortes tendências a ser uma pessoa empata

Respondeu sim a mais de 15 perguntas significa que:

  • você é um empata completo

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE EMPATAS  

Ser um Empata é diferente de ser empático. Ser empático é quando o seu coração pode ser “colocado no de outra pessoa”, é alguém com enorme facilidade de se colocar no lugar do outro. Já ser um Empata significa que você pode realmente sentir a felicidade, ou a tristeza, de outra pessoa em seu próprio corpo.

Nos Empatas, o sistema de “neurônios espelho” do cérebro, um grupo de células especializadas responsáveis ​​pela compaixão, é considerado hiperativo. Como resultado disso, os Empatas podem, realmente, absorver as energias das outras pessoas (positivas e negativas) em seus próprios corpos. Às vezes, pode até ser difícil dizer se você está sentindo suas próprias emoções, ou as de outra pessoa.

Existem diferentes tipos de sensibilidades que um Empata pode experimentar. As sensações físicas, por exemplo, estão especialmente sintonizadas com os sintomas físicos de outras pessoas e as absorvem em seus próprios corpos. Empatas emocionais captam as emoções das pessoas e se tornam uma esponja para seus sentimentos, tanto felizes, quanto tristes. Os Empatas alimentares estão sintonizados com a energia dos alimentos e podem, até mesmo, sentir sensibilidades a certos alimentos.

Ser um Empata tem benefícios incríveis, como maior intuição, compaixão, criatividade e uma conexão muito mais profunda com outras pessoas. Mas viver nesse estado de alta sensibilidade também vem com seus desafios: como ficar facilmente sobrecarregado, superestimulado, exausto ou absorvendo o estresse e a negatividade dos outros.

Se uma pessoa não está ciente de que é um Empata, suas interações cotidianas, que outras pessoas consideram toleráveis, podem estar causando e criando stress. Aqueles que não estão cientes de suas habilidades podem estar inclinados a usar os alimentos, o álcool, ou as drogas para, inconscientemente, entorpecer suas emoções.

Os empates são o remédio que o mundo precisa e eles podem ter um profundo impacto na humanidade com sua compaixão e compreensão. Ao aprender a identificar seus talentos especiais, o Empata descobrirá que não apenas enriquece sua vida, mas também pode enriquecer a vida dos outros. A principal habilidade é aprender como se encarregar de suas sensibilidades e treinar estratégias específicas para evitar a sobrecarga de empatia.

Tradução: Renata Sommer

Fonte: Judith Orloff M.D. 

Anúncios

15 comentários sobre “Você é um Empata? Faça o teste de autoavaliação + enquete

  1. Thiago Vidal disse:

    Oi Kátia, fiz o teste e respondi 16 das 20 questões, passo por muita dificuldade quando estou em público, em alguns lugares tenho até dor de barriga sem explicação aparente, mas vc poderia me dar alguma dica de defesa para me proteger ou diminuir essas sensações?

    Curtido por 1 pessoa

    • Katia Di Giaimo disse:

      Olá Thiago Vidal, atenção plena ao estado de presença, não andar ou caminhar no dia a dia com distração, estar presente quer dizer prestar atenção ao que está acontecendo próximo a você, as energias estão sempre
      em movimento, respiração profunda com o diafragma, trabalho energético (www.empatas.com.br/orientacoes), além de todo conteúdo que gravei em vídeos no youtube.com/KatiaDiGiaimo + os posts com diversos autores.
      Muita paz, luz e vibrações positivas

      Curtir

  2. Silvinha Sousa do Carmo disse:

    Me indentifiquei com 18 das 20 questões, as vezes se torna um pouco difícil pra gente aceitar, pois há todos os momentos, nos deparamos com pessoas ruins, estressadas, mentirosas. na nossa rotina diárias, e muitas das vezes absorvo energias daqueles ao meu redor, e completamente complicado explicar esses fenômenos! Se a pessoa está feliz ao meu lado eu absorvo as energias dela e me sinto bem. Mais se está triste ,estressadas ou doentes! Por mais que essa pessoa tente disfarçar seus sentimentos, eu acabo absorvendo essas energias pra dentro de mim. Tenho esses sintomas desde a infância, desde bebê. As doenças, as febres fatos não decifrado por nenhum médico, e com o passar do tempo eu pensei que isso fosse terminar! Mas é um fenômeno que parece que só aumenta !hoje consigo sentir e absorver energias alheias até através de um celular uma reportagem etc. E o único método pra que eu possa recuperar minhas próprias energias e estando na natureza. É uma força que absorvo muito rápido e ágil. Sinto as vezes que não me encaixo nesse mundo. Pois eu sei o que sou mais e tudo confuso e algo que sabemos mas não sabemos como explicar. Me sinto extremamente diferente das demais pessoas.

    Curtido por 1 pessoa

    • Katia Di Giaimo disse:

      Silvinha, bem vinda ao mundo empático de ser!
      Nossa responsabilidade com tudo isso que possuímos é grande, poucos sabem disso, mas temos uma tarefa energética de transformação energética, somos um pouco utilizados pelo universo como grandes transformadores energéticos, transmutamos energias…
      E com isso, o universo cuida de nós com carinho, lembre-se de momentos que correu algum perigo e tente se lembrar como se livrou deles…
      São às vezes situações mágicas que acontecem como a nós proteger, parece que o universo cuida de nós como forma de agradecimento.
      Saúda essa força que possui e tente sair do modo esponja entrando no modo empata de ser…
      Colherá muitos frutos disso.
      🙏🏻 Namastê 🙏🏻

      Curtir

    • Marcia disse:

      Fiz o teste e me identifiquei com 19 opções. Sempre intitulei esse meu estado de espírito com crise existencial, Não sabia mesmo pq de derrapente me sentir totalmente sobrecarregada e introspectiva, buscando respostas para perguntas difíceis… Sei que todos empatas dirão a mesma coisa, que a parte mais difícil é sentir essa dor no peito e essa tristeza gritando diante de uma dor alheia. Não conseguia explicar o pq que ficava assim. Lembro me que assisti um filme chamado A chave de Sara, e passei dias e dias sofrendo e chorando… Agora recente minha cunhada perdeu seu pai, não moramos na msm cidade, Mas ao ser comunicada do ocorrido eu simplesmente fiquei destruída, acabada… e ainda estou me recuperando… como pode algo assim? Estou me desligando de redes sociais, principalmente o face, pq assuntos e discussões políticas atuais me deixam ansiosa e agoniada… não assisto jornais… odeio filmes violentos… e quando assisto algum por insistência do meu marido, eu me assusto muito e não consigo ver todas as cenas… estou sobrecarregada… queria alguém que me entendesse ou que fosse igual a mim aqui perto, pra gente conversar …

      Curtido por 1 pessoa

      • Katia Di Giaimo disse:

        Silvinha, boa noite!
        Sei que é difícil absorver tanta energia e não conseguir dar cabo delas…
        Pense em autoconhecimento, entender porque as energias e pessoas te afetam tanto…
        Sei que o silêncio e o afastamento parecem a melhor solução, mas acredite, isso não é o melhor a fazer.
        Se utilizar o silêncio para uma leitura ou vídeos que te façam compreender tudo que está vivendo no momento, será de grande ajuda…
        Mas nunca se afastará de todos, mesmo porque estamos falando de ficar só, nunca ficamos totalmente só…
        O mundo espiritual nos rodeia, nossos pensamentos não param nunca…
        Então o mais certo é dar uma direção aos pensamentos e não deixá-lo à solta.
        Se quiser, possuo um grupo, me chame no facebook que instruo como fazer para participar.
        Não uso WhatsApp
        Muita paz, luz e vibrações positivas 🙏🏻🙏🏻🙏🏻

        Curtir

  3. Flávia disse:

    Boa noite, fiz o teste e obtive 14 respostas afirmativas, sendo que algumas não marquei por não ter certeza mas acho que apenas discordei da nº9, pois com o stress, em vez de querer comer, tendo a perder mais o apetite. Seria este teste suficiente para determinar se de facto serei empata? Sempre tive tendência para me isolar muito, desde criança que sou muito sensível a nível emocional e físico, por exemplo, lembro-me que sempre passei mal em viagens de carro, mesmo que a curtas distâncias, não que fosse de propósito mas lembro-me que só de sentir o cheiro do interior do carro, ou algum perfume forte, antes de sair por vezes já vomitava, e meu pai dizia que era problema psicológico. Embora saudável, nunca fui uma criança muito energética, continuo passando mal em viagens e sentindo fadiga sem saber porquê, tenho sensibilidade a cheiros fortes, texturas ásperas, barulhos, evito ouvir musicas altas, não suporto ver sofrimento na televisão, sou muito ansiosa e nervosa, mas também creio ser ingénua, acredito facilmente na mentira dos outros e não sei interpretar a energia das outras pessoas ou diferencia-la da minha, e penso que essa característica não se encaixa num empata, estarei errada? Gostaria de tentar entender-me melhor, tenho sempre muitas dúvidas mas preciso saber se tudo isso seria relacionado a empatia, e neste caso, aprender a lidar com isso de modo a melhorar a minha vida. Muito obrigada e boa noite 🙂

    Curtido por 1 pessoa

    • Katia Di Giaimo disse:

      Flávia, descobrir-se empata já nos dá um alento, enxergar-se como nós somos…
      Eu não gosto muito de dar nomes específicos a cada situação, por exemplo algumas pessoas são PAS ou Pessoas Altamente Sensíveis, seria um grau mais sensível…
      Eu penso que temos níveis diferentes de entendimento da vida, caracterizar alguém por ser assim ou assado nos engessa um pouco…
      Por isso o nome dado ao site e isso é apenas para poder explicar o que sentimos e jamais ficar presos à denominações.
      Acredito que a partir do momento que “entendemos”’passamos para uma outra escala, ou a próxima etapa da escola da vida.
      Ser empata é uma dádiva onde podemos entender nosso semelhante da maneira mais linda e pura, nos colocando no lugar das outras pessoas e isso por si só já é uma benção divina.
      Então, Flávia, não se prenda a nomes, estude a respeito do empata, das pessoas sensíveis, dos esponjas e aprenda a lidar com a sua energia da melhor forma possível.
      Aqui no http://www.empatas.com.br ou no youtube.com/KatiaDiGiaimo tento auxiliar essa busca pessoal, para que cada um descubra por si só qual o destino que darão no percurso a ser seguido.
      Muita paz, luz e vibrações positivas

      Curtir

  4. Welliton Ferreira disse:

    Eu não tenho certeza se sou empata por isso eu queria saber se isso tem haver com ser um empata:
    Gosto de ter um tempo sozinho, ultimamente fico me sentindo extremamente cançado e querendo dormir, também já fiquei com dor de cabeça no mesmo dia que minha mãe e ela estava trabalhando nesse dia e estava muito longe de mim. Agora as três coisas que aconteceram comigo que pareceu normal e que não me questionei muito até agora foi:1 eu sabia quando não ia ter aula na escola, eu sentia o sentimento do dia que não tem aula, o dia parecia mais belo e ensolarado e eu logo imaginava”hoje é a cara de um dia que não vai ter aula” e quando chegava na escola não tinha aula isso foi em 2016 e eu nunca usei a internet pra saber o pq de eu saber que isso ia acontecer, é muito difícil de explicar.
    2. Já sonhei com o futuro, teve um dia que sonhei que estava vomitando, nesse mesmo dia eu fiquei com uma forte dor de cabeça e essa dor de cabeça durou três dias, no terceiro dia a noite eu vômitei do mesmo jeito que era no sonho e era da mesma cor o vômito, o lugar onde eu estava tbm era o mesmo, quando vomitei a dor de cabeça parou na hora, e eu ate me assustei e fiquei arrepiado de saber que eu já tinha sonhado com isso antes de acontecer.
    3. Aconteceu ontem, eu estava no quarto, cançado exausto e quase dormindo, o quarto estava muito silencioso ai eu liguei o ventilador e deitei, só que ai o barulho do ventilador começou a me perturbar e eu senti como se tivesse alguem na minha casa ai eu desliguei o vento, e o silencio voltou, abri a porta do quarto olhei pra a cozinha e não tinha ninguém, ai liguei o vento de novo e ouvi alguem me chamando e logo pensei no meu irmão que não estava em casa e sai pra fora de casa fui até o portão e meu irmão já estava chegando da rua e ates de eu ir ate o portão eu disse pra mim mesmo que eu sempre sei quando alguem ta chegando e se isso for verdade vai acontece agora, e aconteceu, meu irmão ja estava chegando quando eu fui ate o portão, e isso já aconteceu com meu primo, eu simplesmente ia andando até o portão e alguém chegava as vezes eu ia pq achava que alguem tava vindo e alguém Chegava na hora.
    ISSO ME FAZ SER UM EMPATA??

    Curtir

    • Katia Di Giaimo disse:

      Wellington, eu diria que você possui um certo grau de parapsiquismo, a empatia, o ser Empata! Está mais ligado a captar energias, sentir, absorver, às vezes adoecer.
      O empata consegue sentir o outro, sentir o sentimento de alguém, se está feliz ou triste, às vezes conseguimos perceber a outra pessoa de forma tão intensa que confundimos os sentimentos, como se fossem nossos.
      O que posso te dizer é: observe-se, avalie….
      No youtube.com/KatiaDiGiaimo gravei 4 vídeos falando dos traços de. Um empata, assista e veja se você se encaixa neles.
      Muita paz, luz e vibrações positivas.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.