top of page

Descoberta região do cérebro que tem papel importante na Empatia – Katia Di Giaimo

Atualizado: 8 de out. de 2020

A Doutora Professora Tania Singer diretora do departamento de neurociências sociais do Instituto Max Planck da Alemanha, tem feito diversas pesquisas a respeito da Empatia a níveis científicos, com aparelhos de ressonância magnética onde estímulos são realizados durante o exame, encontrando uma pequena área do cérebro que tem papel importante na Empatia.


A Dra. Tania é reconhecida como uma especialista mundial em empatia.

Infelizmente a tradução é falha, mas dá para compreender o estudo realizado por esta investigadora da Empatia.


O giro supramarginal direito, é a região do cérebro que tem papel importante na Empatia.

As decisões Particularmente rápidas causam uma diminuição na empatia Os pesquisadores localizaram a área do cérebro responsável para este fenômeno com a ajuda da ressonância magnética funcional, referido geralmente como uma exploração do cérebro.
O giro supramarginal direito assegura-se de que nós possamos decuplar (tornar 10 vezes maior) nossa percepção de nós daquela de outros. Quando os neurônios nesta parte do cérebro foram interrompidos no curso desta tarefa, os participantes acharam difícil não projetar seus próprios sentimentos em outro. As avaliações dos participantes eram igualmente menos exatas quando foram forçadas para fazer decisões particularmente rápidas.

Um alívio saber que não é loucura dos empatas sentirem o que sentem, mas que temos uma região do cérebro pra lá de especial, que é um fato constatado cientificamente, através de pesquisas e medição de aparelhos tais como a ressonância magnética.


Trazendo isso tudo para nosso mundo empático espiritual, compreendo que essas informações são importantes, porque de alguma forma temos essas sensações que são tão aguçadas em nós e sentido desde a nossa infância.


Eu sou empata desde que me conheço por gente, nasci assim, o conhecimento do nome ao que me acontecia adquiri depois.


Muitos estudos estão sendo feitos a respeito da empatia, alguns são os espelhos neurônios, ou ainda estudos sobre a dopamina, campos eletromagnéticos, contágio emocional, sinestesia.


Lógico que algumas pessoas podem sentir compaixão, simpatia, até mesmo empatia, porém, os Empatas talvez já nasçam com o giro supramarginal direito mais ampliado.


Isso me faz pensar em voz alta (ou escrever)…rs…será que não estamos nascendo com esta formação com um certo planejamento de quem está lá no alto comandando tudo isso aqui?


Para que uma nova formação, um povo mais amoroso, mais carinhoso, mais alinhado com o que precisamos realmente fazer?


Fica aqui essa pesquisa registrada para incluirmos em nossos estudos sobre os Empatas.


Se gostou desta informação compartilhe, quem sabe encontramos mais empatas por aí para juntar-se a nós.



357 visualizações0 comentário
bottom of page